[RESENHA LITERAL] A menina que não sabia ler - John Harding


Editora: Leya
Autora: John Harding
Nº de Páginas: 288
Sinopse1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?



O livro trouxe sentimentos que nunca pensei que sentiria por um livro. Primeiro que encontramos com uma menina super inteligente e muito precoce com uma forma de pensar muito intrigante em relação a sua idade. Mas uma coisa que acho que todos os leitores se identificaram, para quem leu o livro, foi a paixão da Florence quando ela encontra a biblioteca na casa do seu tio, John, onde o mesmo pouco é citado no livro. Nossa protagonista vive em uma mansão junto com o seu irmão Giles, e os empregados da casa. Em meio a uns momentos de brincadeiras ela encontra Theo, que no futuro chega a ser amigo e tem uma paixão pela Florence. 
Mas muitos devem estar se perguntando porque que o nome do livro é esse? Porque realmente a menina não sabia ler, e como o seu tio tinha muito preconceito em relação a moças que sabiam ou estudavam demais, proibiu que os empregados ensinassem a mesma a ler. Mas isso não a impediu de ler todos os livros daquela biblioteca, aos poucos foi aprendendo, porém isso chega a ser um pano de fundo em relação ao que está por vim.
No decorrer do livro, descobrimos pela Florence que a sua preceptora, Srta. Whitaker haveria morrido afogada no lago. Depois de um tempo vemos que a Florence está prestes a receber uma nova preceptora chamada Srta. Taylor, e com a sua chegada a menina acha super estranho a sua super proteção em relação ao Irmão. E por esse e outros motivos somos levamos a cenas onde a imaginação da Florence ganha muita vida. Mas não sabemos se tudo o que vemos de aterrorizante no decorrer do livro é realidade ou pura imaginação da garota. 
Para algumas pessoas entenderem melhor o que estou falando, a Florence acha que a Srta. Taylor é o fantasma da Srta. Whitaker onde não sabemos por qual motivo decidiu voltar. E algumas cenas eu achava que era realidade o que acontecia, mas quando cheguei no final, fiquei muito confusa em relação a isso e a outras coisas. Como as perguntas que constam na parte de trás livro que não são respondidas, o final foi muito diferente do que eu podeiria imaginar, mas não é que isso aconteceu que o livro em si não foi bom, o livro me prendeu bastante e me trouxe muitos sentimentos como eu disse bastante peculiares. Mas foi a forma como fiquei confusa com o final que não gostei. Depois de ler o livro, procurei algumas resenhas e opiniões de pessoas que já leram o livro e algumas ficaram com a mesma impressão e outras ficaram chateadas pelo final. Enfim, recomendo a leitura pra quem gosta de se surpreender com finais, porque esse sim te surpreende! 
Espero que vocês tenham gostado :)





2 comentários:

  1. Olá! Eu gostei muito do blog, das resenhas e dessa resenha principalmente, porquê me fez morrer de vontade de ler o livro! Eu queria perguntar se precisam de colunistas, eu gosto de escrever e posso fazer algum teste ou algo assim. Por favor responde assim que puderem, meu email: anninhapbm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei essa resenha. Amo esse livro, também fiquei confusa com o final, mas isso não me fez gosta menos dele. Amo Florence :) <3

    ResponderExcluir