[RESENHA LITERAL] Correr ou Morrer - James Dashner

Olá garotos e garotas literais! Mais uma resenha pra vocês hoje, estou postando umas horas antes de fazer o ENEM, fora que ainda tenho que estudar pra prova de semana que vem... Enfim, deixando isso de lado, a resenha de hoje é de um livro (e de uma trilogia, apesar de eu não ter lido o último, que dizem por aí que o autor se perdeu muito e fechou a trilogia muito mal) que eu gosto muito. O primeiro volume se chama "Correr Ou Morrer", da trilogia The Maze Runner


Título: Correr ou Morrer
Livro: Primeiro Volume da Trilogia: The Maze Runner
Autor: James Dashner
Páginas: 426
Editora: V & R - Vergara & Riba
Sinopse: "Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito." 




    Muitas pessoas, inclusive eu, gostam demais dessa série e mesmo com o primeiro livro já adoraram o estilo e ficaram curiosíssimas para saber onde tudo isso ia levar, até porque todo livro envolve um suspense e um ar de mistério palpável e de não conseguir abandonar o livro. 
    Provavelmente vocês ficaram se perguntando o porque do "mesmo" ali em cima... "mesmo com o primeiro livro", então irei explicar melhor...
    O livro é incrível  ta aí o fato de ter levado 4 estrelas, porém alguns aspectos nele me fizeram tirar a quinta estrela, como: 
         - A enrolação do começo até mais da metade do livro. Por mais que isto tenha servido pra entender mais como as pessoas viviam e explicar o porque muitos não faziam alguma coisa pra fugir da Clareira e tudo mais, o livro é muito monótono no começo e se não fosse pela minha curiosidade eu teria largado um pouco o livro e não teria lido no mesmo tempo que eu li (questão de dois ou três dias). 
         - A falta de coragem em algumas partes de Thomas, por mais que a situação seja desesperadora e tudo mais, pra mim Thomas ficava com muito medo e de tudo, acho que os outros Clareanos tinham até menos medo que ele, por mais que tivessem estado por lá por mais tempo.
         - Pelo que eu me lembre, se não estou enganada, tiveram alguns erros de digitação e de concordância nesse livro, espero não ter me enganado.
         - A falta de uma explicação para alguma coisa do livro, acho que ao invés de explicarem me deixaram mais confusa ainda com a explicação que deram no final do livro. Que no final das contas eu nem soube se era verdadeira de fato, com tantas coisas que aconteceram...
     Porém, por mais que as coisas citadas acima não tenham me agradado, o livro é incrível, desesperador e do meio pro final tem muita ação e muitas partes que nos deixam aflitos. James Dashner leva a trama muito bem, e mesmo sem falar "mistério" ou outras coisas para forçar um ar de mistério, o suspense está sempre presente.


- Por Ana/Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário